Arraiá Encantado 2024

As festas juninas retratam a tradição cultural do povo nordestino., celebradas com entusiasmo e dedicação por todos que se envolvem, sejam aproveitando ou fazendo acontecer. Realizar essas festas no período escolar não apenas promove a preservação dos costumes culturais, mas também oferece inúmeras vantagens educacionais e sociais para os alunos. Os festejos fortalecem a identidade cultural dos estudantes, proporcionam um aprendizado mais dinâmico e estimula a participação comunitária.
Ao participarem  dessas festividades, os alunos  têm a oportunidade de aprender sobre a história, as danças, as canções e as comidas típicas que compõem essa rica manifestação cultural. Essa vivência prática é fundamental para que as novas gerações reconheçam e valorizem suas raízes, garantindo a continuidade dessas tradições.

Além de promover a cultura, as festas juninas no ambiente escolar incentivam um aprendizado mais engajado e divertido. Atividades contextualizadas, quadrilhas, e até a ornamentação do colégio criam uma atmosfera de experiências práticas que ajudam os alunos a desenvolverem diversas competências de forma lúdica e significativa.

A participação dos pais e familiares durante o evento fortalece os laços entre a escola e a comunidade, criando um ambiente acolhedor e colaborativo. Além disso, o envolvimento dos familiares não se limita ao dia da festa; seu apoio é crucial durante todo o processo de preparação: na escolha dos trajes, ensaios de danças e na organização do evento, onde os pais demonstram seu compromisso com a educação e bem-estar dos filhos.

Enfim, podemos afirmar que a realização das festas juninas no contexto escolar promovem o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Ao interagir com colegas, professores e familiares em um ambiente festivo, as crianças aprendem sobre cooperação, respeito e empatia, fortalecendo o senso de pertencimento, reforçando a identidade cultural, contribuindo para sua formação integral que vai além dos conteúdos acadêmicos.

Álbum - https://acesse.one/XULb7

Vídeo - https://l1nk.dev/kdDDH